Sou um amante de livros, tenho verdadeira paixão por literatura. Acredito que ao ler um livro você

Sou um amante de livros, tenho verdadeira paixão por literatura. Acredito que ao ler um livro você
Sou um amante de livros, tenho verdadeira paixão por literatura. Acredito que ao ler um livro você faz uma viagem por mundos desconhecidos, mundos a serem descobertos.Este blog tem como objetivo a troca de informação literaria, a troca de conhecimento sobre livros. O blog tem em sua maxima, indicar e receber em suas paginas indicações de livros. Formando assim um forum literario de debate e incentivo a leitura. De sua sugestão, sua indicação...vamos fazer da leitura um prazer em nosso cotidiano.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Voce tem uma mente aberta?


Por Ricardo Ahmad

يُرِيدُونَ أَن يطفئوا نُورَ اللّهِ بِأَفْوَاهِهِمْ وَيَأْبَى اللّهُ إِلاَّ أَن يُتِمَّ نُورَهُ وَلَوْ كَرِهَ الْكَافِرُونَ

"Desejam em vão extinguir a Luz de Deus com as suas bocas; porém, Deus nada permitirá, e aperfeiçoará a Sua Luz, ainda que isso desgoste os incrédulos!"


Entre os muitos livros religiosos existentes há um que é pouco compreendido, estou falando do Alcorão, um livro que tem máxima importância no mundo muçulmano. Muitas pessoas têm um ponto de vista altamente critico em relação a este livro, que é lido por mais de um bilhão de pessoas em todo mundo. Muitos dizem que ele fomenta a guerra, a discórdia, a intolerância... Que é um livro patriarcal e totalmente machista. Porém muitas pessoas nunca tiveram a oportunidade de folhar suas paginas para certificar se isto que dizem é realmente verdade ou não. Uma pena! Pois vivemos dentro de uma sociedade que pouco faz para ter uma opinião pro pia, justa. Outro dia conversando com um amigo, ele mencionou o Alcorão como um livro de "ideologia sanguinária, bestial, um compendio perigoso na mão de fundamentalistas perigosos e doentes" Perguntei a ele como ele tinha chegado neste parecer, se ele havia lido o Alcorão em sua integra? a resposta foi um não, que sua opinião era formada pela mídia que explanava o assunto de modo bem objetivo. O Alcorão é tão "fundamentalista" quanto a Bíblia, eu diria menos "perigoso" que a Bíblia, que é um livro respeitado pelos muçulmanos. Nossa opinião não deve ser formada pela mídia que tem interesses obscuros, e muitas vezes "bairristas"... temos que ter a nossa pro pia visão de mundo, obter conhecimentos, colher dados, e formar nossa opinião. Por isto recomendo a leitura do Alcorão em português... que leia este livro com amplitude cultural, para entendermos o ponto de vista de outras culturas... pois há sobrevivência neste mundo globalizado, cada vez menor, depende do nosso respeito com nosso próximo, que muitas vezes tem uma visão de vida totalmente diferente da nossa.